Inicial     História     Elenco Atual     Campeonatos     Jogos     Artilheiros     Wallpaper     Uniformes     Títulos     Estatuto     Contato

Esporte Clube Fator 5 completa 12 anos de história








 

Foi em 31 de outubro de 2008 que a história do Esporte Clube Fator 5 começou. Após uma frustrada formação de uma banda de rock no município de Derrubadas e que acabou não tendo seqüência, e como o futebol sempre esteve sempre ligado aos integrantes da banda e com o pensamento de ainda levantar o sonho de ter uma banda fizeram um uniforme de futebol (ainda sem escudo e nome definido) e escrito bem grande na parte da frente da camisa "Banda Fator 5 ", ai então nos jogos que disputava no ginásio estadual de esportes em Derrubadas (hoje já interditado) contra um combinado de amigos, passou a ser chamado assim: Fator 5.

Como a banda tinha apenas quatro integrantes, o time precisava de um quinto elemento, foi ai que Jacson Tribes, um dos grandes nomes da história do clube, foi convidado para fazer parte do grupo, que passou a jogar amistosamente e sem maiores pretensões, no final de 2008 e em todo o ano de 2009.

E foi somente em 2010 que, liderado por Moisés Scherer seu idealizador, e maior artilheiro do clube, que o Fator 5 passou de um time de horário para um time de competições, mas dos cinco integrantes da banda/time, apenas ele permaneceu, o grupo foi montado às vésperas do inicio da primeira competição que viria a disputar, Campeonato de Futebol Sete de Derrubadas, e já não tinha grandes nomes a disposição, é ali que aparecem nomes de grande importância para a ascensão do clube, como Marcos Basso, Fazendeiro, Xuxa e Elo. Com um elenco limitado e fraco tecnicamente, equipe não passou da primeira fase do certame.

Mas 2010 ainda reservava algo maior e na força da amizade, Moisés e Marcos Basso, assumiram um grande papel de formação de um grupo de amigos e competitivo para o Campeonato Municipal de Futsal, além de um grupo jovem o elenco teve o reforço do fixo Maninho e o pivô Cristiano, vieram como peças pontuais de experiência. Moisés permaneceu no grupo de atletas e Marcos Basso ficou nos bastidores, dentre os jovem destaque para o goleiro Eduardo, na época com 15 anos, os alas Jacson Tribes que retornava ao clube, Kelvin Locatelli (já em memória) e Elvis. De zebra no campeonato, o grupo deixou pelo caminho grandes equipes, com jogadores de renome regional e faturou a competição de forma invicta, tendo o goleiro menos vazado e o artilheiro. Após a conquista, em 2011 equipe iniciou sua trajetória em competições regionais, o primeiro foi o Campeonato regional de Daltro Filho, interior de Tenente Portela, mantendo a base e com jogadores locais, equipe chegou apenas na fase oitavas de finais. Confira abaixo, uma retrospectiva ano a ano de fatos, conquistas e capítulos que marcaram a história do clube ao longo desses onze anos.

 
 
 
 
 

2020

  Quartas de Finais da Copa de Verão de Três Passos e paralisação da competição pela pandemia mundial de Covid-19
Em 2020 o esporte mundial viveu um experiência inédita, do dia para a noite uma pandemia mundial com o viris da Covid-19 simplesmente paralisou eventos e competições esportivas, como prevenção e estratégia de combate e prevenção da doença nossa região parou também. Nossa equipe superou "os favoritos" e liderou sua chave na fase de grupos e garantiu vaga nas quartas de finais da competição, mas a Copa de Verão parou no dia 16 de março e até o momento, sem uma vacina ou planejamento de uma volta estratégica das competições não foi criado, competição segue paralisada e sem um definição, momento triste, mas de entendimento, o esporte é vida, mas sem vida não há esporte. O Esporte Clube Fator 5 sempre foi parceiro na prevenção, mas se passaram sete meses e nada foi decidido, nem estudado para um possível retorno, situação essa sim que nos deixa triste pela falta de consideração com os desportistas, mas situação ainda requer cuidados, nos resta seguir na esperança de dias melhores e uma gradual volta das competições em um futuro próximo. Capítulo fica em aberto...
 

2019

 

Semifinais dos Jogos Abertos de Inverno de Três Passos
Em 2019 a equipe teve apenas três competição no seu calendário, além do 12° Campeonato Regional de Futsal de Braço Forte - Tenente Portela, o qual ainda segue em andamento, a equipe chegou a segunda fase da 6° Copa de Verão Nova Sckin / Moda Pé de Futsal - Três Passos. O grande destaque da temporada foi o terceiro lugar alcaçado na 33° edição dos Jogos de Inverno de Futsal - Três Passos, onde novamente superou as expectativas e deixou pelo caminho equipe de renome e de grande investimento.

 

2018

 

Camisa comemorativa aos 10 anos
Neste mês de outubro de 2018, a direção do Esporte Clube Fator 5, realizou o lançamento de uma camisa alternativa, rubro-negra, inspirada no modelo usado em 2010, quando a equipe estreou oficialmente em competições.

O modelo, segue os padrões atuais do clube, e por se tratar de uma camisa comemorativa, trouxe no centro do peito um logo alusivo aos dez anos de história do clube.





A idéia foi trazer um uniforme alternativo para as competições e valorizar a história do clube, que sem grandes investimentos e sempre prezando pelo vinculo de amizade em seu elenco, vem escrevendo a cada ano um novo capitulo no cenário esportivo regional com muito empenho e espírito de competitividade.

 

Campeão da 2° Copa Integração Regional de Futsal
Invicto e sem sofrer gols, o Esporte Clube Fator 5, conquistou na noite desta sexta-feira (02/02/2018) a 2° edição da Copa Integração Regional de Futsal em Crissiumal, equipe havia ficado com o vice-campeonato na primeira edição em 2016.

Destaque para o arqueiro Cristian, que além de grandes defesas, não foi vazado nos quatro jogos da equipe na competição.

Na fase de grupos vitória por 1 x 0 contra a equipe do Aimoré de Sede Nova, com gol marcado pelo pivô Matheus Pilger. Depois triunfo para cima da equipe do Esportivo de Humaitá, também por 1 x 0, dessa vez com gol anotado pelo ala Daniel, que volta a vestir a camisa alvinegra nesta temporada.

Com duas vitórias equipe garantiu a primeira colocação da chave e nas semifinais teve pela frente a conterrânea equipe do Realidade, embora o placar fora de 2x0, foi um jogo difícil com gols marcados no final, o ala Douglas foi as redes por duas vezes.

Na grande final, equipe reencontrou o Esportivo de Humaitá, e mais um jogo difícil e disputado, vitória veio no finalzinho com o artilheiro Matheus Pilger, gol que garantiu o primeiro título regional para o clube.

Os jogos acontecem no ginásio municipal de esportes de Crissiumal, coube ao presidente Cristian Huve receber das mãos da patrocinadora do evento, o troféu de campeão da 2° edição da Copa Integração Regional de Futsal em Crissiumal.

 

2017

 

4° lugar no Torneio Regional da ABEMEC
O Esporte Clube Fator 5 ficou com o quarto lugar no Torneio Regional de Futsal da Abemec (Associação do Bem Estar do Menor) de Crissiumal, no dia 04/03/2017.

Competição teve sua primeira fase disputada no sistema de grupos. Nossa equipe venceu os dois jogos desta primeira fase. Bateu na estreia a equipe da Viopex por 2 x 1, com gols de Mathues e Douglas. Na segunda rodada venceu por 1 x 0 a equipe da Quero-quero, com gol anotado pelo pivô Mathues. garantindo vaga nas quartas de finais com a primeira colocação do grupo.

Nas quarta de finais, precisou das cobranças de pênaltis para avançar, em jogo truncado equipe ficou no empate em 0 x0 com a equipe da Construtora kuestra. e na decisão por pênaltis brilhou a estrela do goleiro Luiz que defendeu as duas cobranças, Maicon e o estreante Diego converteram as suas cobranças e colocaram o Fator 5 nas semifinais.

Nessa fase derradeira do certame equipe teve pela frente o Show dos Pastéis, e não apresentou o mesmo desempenho das fases anteriores e acabou perdendo pelo placar de 2 x 0. Pela campanha na competição obteve o quarto lugar pelos critérios de regulamento.

 

Cristian Huve assume a presidência
No dia 20 de janeiro, tomou posse a nova diretoria do Esporte Clube Fator 5, cúpula é encabeçada pelo presidente Cristian Huve. Na vice-presidência o até então presidente Moisés Scherer, que esteve nos últimos 6 anos no poste de presidente. Buscando novas lideranças e novas idéias para o clube, os postos de Diretor de Futebol e Secretário/Superintendente serão ocupados pelos jovens Vinicius Müller e Cristlei Dörr, respectivamente.

 

2016

 

Vice-campeão da 1° Copa Integração Regional de Futsal
O Esporte Clube Fator 5 ficou com o vice-campeonato da 1° Copa Integração Regional de Futsal, realizada no dia 26 de fevereiro, em Vista Nova, Crissiumal.

Equipe enfrentou o Sensação de Tiradentes do Sul na semifinal e dominou completamente o jogo vencendo até com certa facilidade por 5 à 2. Com destaque para o ala Yuri autor de três tentos na partida, completaram o placar, Dedé e Cesar.

Na grande decisão da competição o embate foi contra a equipe do Saideira FC, um adversário encardido e que começou com muita sorte. No primeiro lance de jogo a bola desvia na marcação enganando o arqueiro Cristian e entra, abrindo o marcador, atrás do placar a equipe teve calma e ainda no primeiro tempo marcou três vezes com Dedé, Cesar e Jacson, mas em lances isolado de um bom primeiro tempo, viria a sofrer o empate, permanecendo assim ao término da etapa inicial. 3 à 3.

No segundo tempo de jogo, duelo equilibrado, a equipe continuava melhor mas em dois lances de desatenção ficou novamente atrás do marcador, guerreira e descontou na seqüência com o ala Rodrigo, encostando no placar equipe foi para cima do adversário e a bola teimava em não entrar e quem não faz leva, em cobrança de falta, quando o goleiro Cristian ainda arrumava a barreira, equipe sofreu o sexto gol, abalada e ainda buscando organização tática, a equipe sofreria o sétimo gol, mas seguiu buscando o gole, descontou novamente com o ala Rodrigo, mas já não havia mais tempo e a equipe acabou derrotada pelo placar de 7 à 5.

 

2015

  Primeira conquista Regional
No dia 26 de dezembro, o Esporte Clube Fator 5, conquistou o torneio regional anual de Alecrim, uma conquista importante para coroar o ano do clube, que participou do certame em parceria com um selecionado do município.

O capitão e ala esquerdo Daniel foi o único jogador do atual elenco presente na competição e foi ele o responsável por erguer a taça e escrever seu nome na história do clube.

Na fase de grupos o Fator 5 ficou na chave A, tendo as seguintes equipes: Unidos, Killmes e Bom de Bola. Equipe estreou goleando a equipe do Kilmes por 4 à 1. Na segunda rodada empate em 3 à 3 com o Bom de Bola. Na última rodada da fase de grupos goleada sonora de 7 á 0 na equipe do Unidos. Goleada deu a equipe a primeira colocação da chave.

Nas quartas de finais o duelo foi contra a equipe da Linha Almeida, em jogo complicado, vitória de 3 à 1. Nas semifinais o jogo mais difícil até o memento, empate em 2 à 2 no tempo normal contra a equipe local do Estudiantes. Resultado levou a decisão da vaga para os pênaltis, onde brilhou o goleiro Macaco que defendeu duas cobranças, Daniel e Gilnei fizeram os gols que colocaram a equipe na grande final.

Na partida derradeira do certame, o Fator 5 teve pela frente a favorita equipe do Porto Biguá, em partida bem disputada equipe foi guerreira e venceu por 2 à 1, com gols de Diego e Daniel e assim conquistou a competição de forma invicta.
  Tiago marca sete gols numa única partida
O ala direito Tiago conseguiu o feito inédito de marcar sete gols em uma única partida, dessa forma tornando-se o jogador que mais gols fez numa mesma partida, - antes a marca era do pivô Paulinho que havia marcado seis gols na temporada 2015 na goleada de 13 à 1 na equipe do Reginatto de Três Passos. No duelo o pivô Moisés na época marcaria o seu gol de número cinqüenta com a camisa do Fator 5.
 

2014

  Clube ultrapassa 100 gols na temporada
O fixo Jeferson foi o autor do gol histórico na temporada 2014, que ficou gravado na história do clube, não só pelo número expressivo, mas pelas circunstancias da partida, naquele momento a equipe perdia por 2 á 0 e conseguiu reverter o placar.

 
  4° lugar em torneio Aberto de Futsal em Bom Progresso
Atuando no município de Bom Progresso, no dia 29 de setembro, o Esporte Clube Fator 5 ficou com o quatro lugar no torneio aberto do município. Onze equipes participaram do Torneio Regional Aberto de Futsal de Bom Progresso, disputado com eliminatória dupla.

No primeiro confronto, equipe goleou a equipe do QoP pelo placar de 5 à 1. No segundo confronto, em um grande jogo contra o CMD de campo Novo, após um 0 x 0 no tempo normal, a decisão foi para as penalidades máximas, onde a equipe teve sua primeira derrota no certame.

A terceira partida da equipe na competição, já obrigava o clube a vencer todas para chegar a final, e a equipe fez um grande jogo contra Três Passos e venceu pelo placar de 3 à 2. Na quarta partida que colocará a equipe entre as quatro melhores da competição, foi complicada, jogando diante da equipe do Barcelona de Sede Nova a equipe venceu pelo placar mínimo. Restando quatro equipes, o CMD de Campo Novo e MFarias que não haviam perdido até o momento, se enfrentaram em confronto que deu ao vencedor o direito de ir direto para a final, enquanto do outro lado da chave nossa equipe enfrentou Bom Progresso por uma vaga na semifinal, mas acabou perdendo por três à zero.
  Vice-campeão em torneio regional em Tenente Portela
Em março de 2014, o Esporte Clube Fator 5, participou de um torneio de futsal em Tenente Portela, promovido pela escola Cléia.

Na competição equipe venceu por 2 à 0 o PSG. Venceu nos Penaltis 5 à 4, após empate com a equipe do Wolsfburg em 0 à 0 no tempo normal. Na fase seguinte nova vitória por 2 á 0 frente ao Grêmio, e garantiu vaga na final do torneio, aonde acabou sendo derrotada pelo placar de 1 á 0 para o ABC. Ficando com o vice-campeonato.
  Paulinho foi um dos artilheiros da Copa de Verão
Com 18 gols marcados, o pivô Paulinho foi artilheiro da Copa de Verão Nova Schin/Moda Pé de Futsal, juntamente com o atleta já profissional Maicon Bueno, na edição de 2014 da competição.

O pivô Paulinho fez 18 gols em 8 jogos, uma média de 3 gols por partida.
  Moisés Scherer segue na presidência
Após estar por 4 anos seguidos na presidência do clube o atual presidente Moisés Scherer, colocou o cargo a disposição de outro integrante da diretoria, mas por decisão unânime do restante da cúpula, teve seu nome aclamado e seguirá a frente do clube. Que ainda definiu como vice-presidente Aldir Waechter, o Tibica, como diretor de futebol, assume Tiago Rafael Câmara e para função de secretário foi designado Eduardo Maier.
 

2013

 

Volta ao Campeonato municipal de futsal de Derrubadas
Atual campeã, pois a competição havia sido extinta desde 2010, o Esporte Clube Fator 5 voltava a disputar o municipal de Derrubadas.

Contanto apenas com atletas com vínculo com o município, equipe foi até as quartas de finais, onde fora derrotada pela equipe do Barcelona.

  Equipe Disciplina na Taça Ypiranga de Futsal
O Esporte Clube Fator 5, foi premiado no mês de março, durante a premiação aos compeões da Taça Ypiranga de Futsal, com a tradicional taça disciplina, dada a equipe de melhor conduta esportiva dentro do certame.

Embora eliminada de forma precoce logo na primeira fase, a equipe impressionou pela esportividade mostrando dentro de quadra, brigando inclusive até a última rodada pela classificação, onde acabou eliminada pelo critérios de desempate.

Na foto ao lado o atleta Moisés está recebendo das mãos do delegado de policia, Adriano Linhares, a premiação.
 

2012

 

A seqüência do clube a nível regional
Foi o ano que começou bem para o clube, chegando às quartas de
finais do 12° Campeonato Regional de Futsal de Daltro Filho.

Mas o restante da temporada, foi sem êxito nas demais competições, ficando na primeira fase dos jogos abertos de Três Passos e no regional de Braço Forte.

 

2011

  4º Lugar Campeonato Varzeano
Equipe participou do 2° Campeonato Regional de Futsal de Verão em
Tenente Portela sendo eliminada na primeira fase, Campeonato Regional de Futsal de Braço forte aonde foi eliminada nas quartas de finais e fechou ano de 2011 conquistando o 4° lugar do campeonato Varzeano de Derrubadas.
 

Campeão da Olímpiada Derrubadense
Se em 2010 a equipe caiu ainda na fase de grupos da Olimpíada Derrubadense, 2011 foi o ano da superação, equipe teve jogadores barrados de forma perseguidora na competição por um dos organizadores, que fica pra nós, totalmente despreparada e ali colocada apenas pelo fato de indicação.

Mas fora isso a equipe sobrou dentro das quatro lindas e conquistou de forma inédita a competição, mais um título invicto. Em 5 jogos foram com 4 vitórias e apenas um empate, 9 gols marcados e 3 sofridos.

 

Moisés Scherer oficializado como presidente
No início de Abril, se oficializava a primeira diretoria do Esporte Clube Fator 5, que era encabeçada por Moisés Scherer na presidência e Marcos Basso, como vice-presidente. Leandro Carlos Bogacki ficou com o cargo de secretário e na função de diretor de futebol, Vilmar Feil, o Fazendeiro.

No evento, foi formalizado o estatuto geral do clube. Com definição de normas e associabilidade. Vários atletas e simpatizantes (foto ao lado) participaram do momento histórico do clube.

 

Primeiro Campeonato Regional
Após a conquista do campeonato municipal, a equipe foi em busca do primeiro regional, ano de 2011 foi marcado pela primeira participação do clube em uma competição à nível regional, participando do 12° Campeonato Regional de Futsal de Daltro Filho.

Equipe fez uma boa campanha, mas acabou sendo eliminada nas oitavas de finais, nas penalidades máximas para a equipe da Mais Frango de Miraguaí.

 

2010

 

O primeiro título
Mantendo essa base da Olimpíada, veio a primeira conquista do Esporte Clube Fator 5, cogitado para ser o saco de pancadas no certame, após as fracas campanhas no Municipal de Futebol Sete e na Olimpíada onde em ambas acabou sendo eliminado na primeira fase, o clube fez o que ninguém jamais até nos dias atuais fez, foi campeão de forma invicta do certame. De quebra teve o goleiro Eduardo na época com apenas 15 anos o goleiro menos vazado, sofrendo apenas 10 gols em 7 jogos. Foram 6 vitórias, um empate e nenhuma derrota.

 

Representatividade
Ainda em 2010 a equipe foi brindada com convite para representar a cidade na 1° Olimpíada Derrubadense, bem modificada em relação ao grupo de jogadores que haviam disputado em fevereiro o municipal de futebol sete, começava ali a montagem do grupo que conquistaria de forma inédita o municipal de futsal no final do ano. Equipe foi eliminada na fase de grupos da Olimpíada.

 

A primeira competição oficial
Ano de início da participação do clube em competições oficiais e ano que marcou
uma das maiores conquistas da história do clube.

Em fevereiro a equipe participou do primeiro campeonato oficial, era o campeonato municipal de futebol sete no município de Derrubadas, apesar de estrear empatando em 2 à 2, com a equipe da Linha Jaques, que havia sido a campeã do ano anterior, equipe não manteve as boas atuação na seqüência do certame e ficou na penúltima colocação da sua chave. O primeiro gol do clube em uma competição foi marcado pelo pivô Moisés. 

 

2009

 

Último ano de anonimato
O ano de 2009 foi novamente apenas de amistosos semanais contra times da própria cidade de Derrubadas. Grande novidade nessa formação foi a chegada do goleiro Paulinho, que ficou na meta do clube nesse período ainda sem competição oficiais.

 

2008

  Primeiros jogos
No final de 2008 ainda com o objetivo de vender a marca Banda Fator 5, começava ali o clube Fator 5. Na foto ao lado a primeira formação do esporte clube fator 5, que além dos quarto integrantes da banda Fator 5, ganhou o quinto integrante, o amigo e jogador Jacson. Equipe nesse período apenas realizava jogos amistosos na cidade de origem.
 

A Banda Fator 5
Tudo começou com o sonho de quatro garotos da pequena cidade localizada no noroeste do Rio Grande do Sul, chamada Derrubadas. Quando os amigos Moisés, Elieser, Wilian e Junior sonhavam a ter uma banda de rock, embora soubessem que na região o estilo não era muito aceito, mas levaram o sonho adiante, com muitas dificuldades chegaram até a gravar uma música, foi no estúdio caseiro mesmo, mas essa foi a grande conquista do então banda Fator 5.
 

 
 

Postado por Esporte Clube Fator 5: 31/10/2019

Inicial     História     Elenco Atual     Campeonatos     Jogos     Artilheiros     Wallpaper     Uniformes     Títulos     Estatuto     Contato

contador de visitas
Todos os direitos reservados
Esporte Clube Fator 5