Inicial     História     Elenco Atual     Campeonatos     Jogos     Artilheiros     Wallpaper     Uniformes     Títulos     Estatuto     Contato

Esporte Clube Fator 5 completa 11 anos de história


Foi em 31 de outubro de 2008 que a história do Esporte Clube Fator 5 começou. Após uma frustrada formação de uma banda de rock no município de Derrubadas e que acabou não tendo seqüência, e como o futebol sempre esteve sempre ligado aos integrantes da banda e com o pensamento de ainda levantar o sonho de ter uma banda fizeram um uniforme de futebol (ainda sem escudo e nome definido) e escrito bem grande na parte da frente da camisa "Banda Fator 5 ", ai então nos jogos que disputava no ginásio estadual de esportes em Derrubadas (hoje já interditado) contra um combinado de amigos, passou a ser chamado assim: Fator 5.

Como a banda tinha apenas quatro integrantes, o time precisava de um quinto elemento, foi ai que Jacson Tribes, um dos grandes nomes da história do clube, foi convidado para fazer parte do grupo, que passou a jogar amistosamente e sem maiores pretensões, no final de 2008 e em todo o ano de 2009.

E foi somente em 2010 que, liderado por Moisés Scherer seu idealizador, e maior artilheiro do clube, que o Fator 5 passou de um time de horário para um time de competições, mas dos cinco integrantes da banda/time, apenas ele permaneceu, o grupo foi montado às vésperas do inicio da primeira competição que viria a disputar, Campeonato de Futebol Sete de Derrubadas, e já não tinha grandes nomes a disposição, é ali que aparecem nomes de grande importância para a ascensão do clube, como Marcos Basso, Fazendeiro, Xuxa e Elo. Com um elenco limitado e fraco tecnicamente, equipe não passou da primeira fase do certame.

Mas 2010 ainda reservava algo maior e na força da amizade, Moisés e Marcos Basso, assumiram um grande papel de formação de um grupo de amigos e competitivo para o Campeonato Municipal de Futsal, além de um grupo jovem o elenco teve o reforço do fixo Maninho e o pivô Cristiano, vieram como peças pontuais de experiência. Moisés permaneceu no grupo de atletas e Marcos Basso ficou nos bastidores, dentre os jovem destaque para o goleiro Eduardo, na época com 15 anos, os alas Jacson Tribes que retornava ao clube, Kelvin Locatelli (já em memória) e Elvis. De zebra no campeonato, o grupo deixou pelo caminho grandes equipes, com jogadores de renome regional e faturou a competição de forma invicta, tendo o goleiro menos vazado e o artilheiro. Após a conquista, em 2011 equipe iniciou sua trajetória em competições regionais, o primeiro foi o Campeonato regional de Daltro Filho, interior de Tenente Portela, mantendo a base e com jogadores locais, equipe chegou apenas na fase oitavas de finais. Confira abaixo, uma retrospectiva ano a ano de fatos, conquistas e capítulos que marcaram a história do clube ao longo desses onze anos.



 
 

2019

 

Semifinais dos Jogos Abertos de Inverno de Três Passos
Em 2019 a equipe teve apenas três competição no seu calendário, além do 12° Campeonato Regional de Futsal de Braço Forte - Tenente Portela, o qual ainda segue em andamento, a equipe chegou a segunda fase da 6° Copa de Verão Nova Sckin / Moda Pé de Futsal - Três Passos. O grande destaque da temporada foi o terceiro lugar alcaçado na 33° edição dos Jogos de Inverno de Futsal - Três Passos, onde novamente superou as expectativas e deixou pelo caminho equipe de renome e de grande investimento.

 

2018

 

Camisa comemorativa aos 10 anos
Neste mês de outubro de 2018, a direção do Esporte Clube Fator 5, realizou o lançamento de uma camisa alternativa, rubro-negra, inspirada no modelo usado em 2010, quando a equipe estreou oficialmente em competições.

O modelo, segue os padrões atuais do clube, e por se tratar de uma camisa comemorativa, trouxe no centro do peito um logo alusivo aos dez anos de história do clube.





A idéia foi trazer um uniforme alternativo para as competições e valorizar a história do clube, que sem grandes investimentos e sempre prezando pelo vinculo de amizade em seu elenco, vem escrevendo a cada ano um novo capitulo no cenário esportivo regional com muito empenho e espírito de competitividade.

 

Campeão da 2° Copa Integração Regional de Futsal
Invicto e sem sofrer gols, o Esporte Clube Fator 5, conquistou na noite desta sexta-feira (02/02/2018) a 2° edição da Copa Integração Regional de Futsal em Crissiumal, equipe havia ficado com o vice-campeonato na primeira edição em 2016.

Destaque para o arqueiro Cristian, que além de grandes defesas, não foi vazado nos quatro jogos da equipe na competição.

Na fase de grupos vitória por 1 x 0 contra a equipe do Aimoré de Sede Nova, com gol marcado pelo pivô Matheus Pilger. Depois triunfo para cima da equipe do Esportivo de Humaitá, também por 1 x 0, dessa vez com gol anotado pelo ala Daniel, que volta a vestir a camisa alvinegra nesta temporada.

Com duas vitórias equipe garantiu a primeira colocação da chave e nas semifinais teve pela frente a conterrânea equipe do Realidade, embora o placar fora de 2x0, foi um jogo difícil com gols marcados no final, o ala Douglas foi as redes por duas vezes.

Na grande final, equipe reencontrou o Esportivo de Humaitá, e mais um jogo difícil e disputado, vitória veio no finalzinho com o artilheiro Matheus Pilger, gol que garantiu o primeiro título regional para o clube.

Os jogos acontecem no ginásio municipal de esportes de Crissiumal, coube ao presidente Cristian Huve receber das mãos da patrocinadora do evento, o troféu de campeão da 2° edição da Copa Integração Regional de Futsal em Crissiumal.

 

2017

 

4° lugar no Torneio Regional da ABEMEC
O Esporte Clube Fator 5 ficou com o quarto lugar no Torneio Regional de Futsal da Abemec (Associação do Bem Estar do Menor) de Crissiumal, no dia 04/03/2017.

Competição teve sua primeira fase disputada no sistema de grupos. Nossa equipe venceu os dois jogos desta primeira fase. Bateu na estreia a equipe da Viopex por 2 x 1, com gols de Mathues e Douglas. Na segunda rodada venceu por 1 x 0 a equipe da Quero-quero, com gol anotado pelo pivô Mathues. garantindo vaga nas quartas de finais com a primeira colocação do grupo.

Nas quarta de finais, precisou das cobranças de pênaltis para avançar, em jogo truncado equipe ficou no empate em 0 x0 com a equipe da Construtora kuestra. e na decisão por pênaltis brilhou a estrela do goleiro Luiz que defendeu as duas cobranças, Maicon e o estreante Diego converteram as suas cobranças e colocaram o Fator 5 nas semifinais.

Nessa fase derradeira do certame equipe teve pela frente o Show dos Pastéis, e não apresentou o mesmo desempenho das fases anteriores e acabou perdendo pelo placar de 2 x 0. Pela campanha na competição obteve o quarto lugar pelos critérios de regulamento.

 

Cristian Huve assume a presidência
No dia 20 de janeiro, tomou posse a nova diretoria do Esporte Clube Fator 5, cúpula é encabeçada pelo presidente Cristian Huve. Na vice-presidência o até então presidente Moisés Scherer, que esteve nos últimos 6 anos no poste de presidente. Buscando novas lideranças e novas idéias para o clube, os postos de Diretor de Futebol e Secretário/Superintendente serão ocupados pelos jovens Vinicius Müller e Cristlei Dörr, respectivamente.

 

2016

 

Vice-campeão da 1° Copa Integração Regional de Futsal
O Esporte Clube Fator 5 ficou com o vice-campeonato da 1° Copa Integração Regional de Futsal, realizada no dia 26 de fevereiro, em Vista Nova, Crissiumal.

Equipe enfrentou o Sensação de Tiradentes do Sul na semifinal e dominou completamente o jogo vencendo até com certa facilidade por 5 à 2. Com destaque para o ala Yuri autor de três tentos na partida, completaram o placar, Dedé e Cesar.

Na grande decisão da competição o embate foi contra a equipe do Saideira FC, um adversário encardido e que começou com muita sorte. No primeiro lance de jogo a bola desvia na marcação enganando o arqueiro Cristian e entra, abrindo o marcador, atrás do placar a equipe teve calma e ainda no primeiro tempo marcou três vezes com Dedé, Cesar e Jacson, mas em lances isolado de um bom primeiro tempo, viria a sofrer o empate, permanecendo assim ao término da etapa inicial. 3 à 3.

No segundo tempo de jogo, duelo equilibrado, a equipe continuava melhor mas em dois lances de desatenção ficou novamente atrás do marcador, guerreira e descontou na seqüência com o ala Rodrigo, encostando no placar equipe foi para cima do adversário e a bola teimava em não entrar e quem não faz leva, em cobrança de falta, quando o goleiro Cristian ainda arrumava a barreira, equipe sofreu o sexto gol, abalada e ainda buscando organização tática, a equipe sofreria o sétimo gol, mas seguiu buscando o gole, descontou novamente com o ala Rodrigo, mas já não havia mais tempo e a equipe acabou derrotada pelo placar de 7 à 5.

 

2015

  Primeira conquista Regional
No dia 26 de dezembro, o Esporte Clube Fator 5, conquistou o torneio regional anual de Alecrim, uma conquista importante para coroar o ano do clube, que participou do certame em parceria com um selecionado do município.

O capitão e ala esquerdo Daniel foi o único jogador do atual elenco presente na competição e foi ele o responsável por erguer a taça e escrever seu nome na história do clube.

Na fase de grupos o Fator 5 ficou na chave A, tendo as seguintes equipes: Unidos, Killmes e Bom de Bola. Equipe estreou goleando a equipe do Kilmes por 4 à 1. Na segunda rodada empate em 3 à 3 com o Bom de Bola. Na última rodada da fase de grupos goleada sonora de 7 á 0 na equipe do Unidos. Goleada deu a equipe a primeira colocação da chave.

Nas quartas de finais o duelo foi contra a equipe da Linha Almeida, em jogo complicado, vitória de 3 à 1. Nas semifinais o jogo mais difícil até o memento, empate em 2 à 2 no tempo normal contra a equipe local do Estudiantes. Resultado levou a decisão da vaga para os pênaltis, onde brilhou o goleiro Macaco que defendeu duas cobranças, Daniel e Gilnei fizeram os gols que colocaram a equipe na grande final.

Na partida derradeira do certame, o Fator 5 teve pela frente a favorita equipe do Porto Biguá, em partida bem disputada equipe foi guerreira e venceu por 2 à 1, com gols de Diego e Daniel e assim conquistou a competição de forma invicta.
  Tiago marca sete gols numa única partida
O ala direito Tiago conseguiu o feito inédito de marcar sete gols em uma única partida, dessa forma tornando-se o jogador que mais gols fez numa mesma partida, - antes a marca era do pivô Paulinho que havia marcado seis gols na temporada 2015 na goleada de 13 à 1 na equipe do Reginatto de Três Passos. No duelo o pivô Moisés na época marcaria o seu gol de número cinqüenta com a camisa do Fator 5.
 

2014

  Clube ultrapassa 100 gols na temporada
O fixo Jeferson foi o autor do gol histórico na temporada 2014, que ficou gravado na história do clube, não só pelo número expressivo, mas pelas circunstancias da partida, naquele momento a equipe perdia por 2 á 0 e conseguiu reverter o placar.

 
  4° lugar em torneio Aberto de Futsal em Bom Progresso
Atuando no município de Bom Progresso, no dia 29 de setembro, o Esporte Clube Fator 5 ficou com o quatro lugar no torneio aberto do município. Onze equipes participaram do Torneio Regional Aberto de Futsal de Bom Progresso, disputado com eliminatória dupla.

No primeiro confronto, equipe goleou a equipe do QoP pelo placar de 5 à 1. No segundo confronto, em um grande jogo contra o CMD de campo Novo, após um 0 x 0 no tempo normal, a decisão foi para as penalidades máximas, onde a equipe teve sua primeira derrota no certame.

A terceira partida da equipe na competição, já obrigava o clube a vencer todas para chegar a final, e a equipe fez um grande jogo contra Três Passos e venceu pelo placar de 3 à 2. Na quarta partida que colocará a equipe entre as quatro melhores da competição, foi complicada, jogando diante da equipe do Barcelona de Sede Nova a equipe venceu pelo placar mínimo. Restando quatro equipes, o CMD de Campo Novo e MFarias que não haviam perdido até o momento, se enfrentaram em confronto que deu ao vencedor o direito de ir direto para a final, enquanto do outro lado da chave nossa equipe enfrentou Bom Progresso por uma vaga na semifinal, mas acabou perdendo por três à zero.
  Vice-campeão em torneio regional em Tenente Portela
Em março de 2014, o Esporte Clube Fator 5, participou de um torneio de futsal em Tenente Portela, promovido pela escola Cléia.

Na competição equipe venceu por 2 à 0 o PSG. Venceu nos Penaltis 5 à 4, após empate com a equipe do Wolsfburg em 0 à 0 no tempo normal. Na fase seguinte nova vitória por 2 á 0 frente ao Grêmio, e garantiu vaga na final do torneio, aonde acabou sendo derrotada pelo placar de 1 á 0 para o ABC. Ficando com o vice-campeonato.
  Paulinho foi um dos artilheiros da Copa de Verão
Com 18 gols marcados, o pivô Paulinho foi artilheiro da Copa de Verão Nova Schin/Moda Pé de Futsal, juntamente com o atleta já profissional Maicon Bueno, na edição de 2014 da competição.

O pivô Paulinho fez 18 gols em 8 jogos, uma média de 3 gols por partida.
  Moisés Scherer segue na presidência
Após estar por 4 anos seguidos na presidência do clube o atual presidente Moisés Scherer, colocou o cargo a disposição de outro integrante da diretoria, mas por decisão unânime do restante da cúpula, teve seu nome aclamado e seguirá a frente do clube. Que ainda definiu como vice-presidente Aldir Waechter, o Tibica, como diretor de futebol, assume Tiago Rafael Câmara e para função de secretário foi designado Eduardo Maier.
 

2013

 

Volta ao Campeonato municipal de futsal de Derrubadas
Atual campeã, pois a competição havia sido extinta desde 2010, o Esporte Clube Fator 5 voltava a disputar o municipal de Derrubadas.

Contanto apenas com atletas com vínculo com o município, equipe foi até as quartas de finais, onde fora derrotada pela equipe do Barcelona.

  Equipe Disciplina na Taça Ypiranga de Futsal
O Esporte Clube Fator 5, foi premiado no mês de março, durante a premiação aos compeões da Taça Ypiranga de Futsal, com a tradicional taça disciplina, dada a equipe de melhor conduta esportiva dentro do certame.

Embora eliminada de forma precoce logo na primeira fase, a equipe impressionou pela esportividade mostrando dentro de quadra, brigando inclusive até a última rodada pela classificação, onde acabou eliminada pelo critérios de desempate.

Na foto ao lado o atleta Moisés está recebendo das mãos do delegado de policia, Adriano Linhares, a premiação.
 

2012

 

A seqüência do clube a nível regional
Foi o ano que começou bem para o clube, chegando às quartas de
finais do 12° Campeonato Regional de Futsal de Daltro Filho.

Mas o restante da temporada, foi sem êxito nas demais competições, ficando na primeira fase dos jogos abertos de Três Passos e no regional de Braço Forte.

 

2011

  4º Lugar Campeonato Varzeano
Equipe participou do 2° Campeonato Regional de Futsal de Verão em
Tenente Portela sendo eliminada na primeira fase, Campeonato Regional de Futsal de Braço forte aonde foi eliminada nas quartas de finais e fechou ano de 2011 conquistando o 4° lugar do campeonato Varzeano de Derrubadas.
 

Campeão da Olímpiada Derrubadense
Se em 2010 a equipe caiu ainda na fase de grupos da Olimpíada Derrubadense, 2011 foi o ano da superação, equipe teve jogadores barrados de forma perseguidora na competição por um dos organizadores, que fica pra nós, totalmente despreparada e ali colocada apenas pelo fato de indicação.

Mas fora isso a equipe sobrou dentro das quatro lindas e conquistou de forma inédita a competição, mais um título invicto. Em 5 jogos foram com 4 vitórias e apenas um empate, 9 gols marcados e 3 sofridos.

 

Moisés Scherer oficializado como presidente
No início de Abril, se oficializava a primeira diretoria do Esporte Clube Fator 5, que era encabeçada por Moisés Scherer na presidência e Marcos Basso, como vice-presidente. Leandro Carlos Bogacki ficou com o cargo de secretário e na função de diretor de futebol, Vilmar Feil, o Fazendeiro.

No evento, foi formalizado o estatuto geral do clube. Com definição de normas e associabilidade. Vários atletas e simpatizantes (foto ao lado) participaram do momento histórico do clube.

 

Primeiro Campeonato Regional
Após a conquista do campeonato municipal, a equipe foi em busca do primeiro regional, ano de 2011 foi marcado pela primeira participação do clube em uma competição à nível regional, participando do 12° Campeonato Regional de Futsal de Daltro Filho.

Equipe fez uma boa campanha, mas acabou sendo eliminada nas oitavas de finais, nas penalidades máximas para a equipe da Mais Frango de Miraguaí.

 

2010

 

O primeiro título
Mantendo essa base da Olimpíada, veio a primeira conquista do Esporte Clube Fator 5, cogitado para ser o saco de pancadas no certame, após as fracas campanhas no Municipal de Futebol Sete e na Olimpíada onde em ambas acabou sendo eliminado na primeira fase, o clube fez o que ninguém jamais até nos dias atuais fez, foi campeão de forma invicta do certame. De quebra teve o goleiro Eduardo na época com apenas 15 anos o goleiro menos vazado, sofrendo apenas 10 gols em 7 jogos. Foram 6 vitórias, um empate e nenhuma derrota.

 

Representatividade
Ainda em 2010 a equipe foi brindada com convite para representar a cidade na 1° Olimpíada Derrubadense, bem modificada em relação ao grupo de jogadores que haviam disputado em fevereiro o municipal de futebol sete, começava ali a montagem do grupo que conquistaria de forma inédita o municipal de futsal no final do ano. Equipe foi eliminada na fase de grupos da Olimpíada.

 

A primeira competição oficial
Ano de início da participação do clube em competições oficiais e ano que marcou
uma das maiores conquistas da história do clube.

Em fevereiro a equipe participou do primeiro campeonato oficial, era o campeonato municipal de futebol sete no município de Derrubadas, apesar de estrear empatando em 2 à 2, com a equipe da Linha Jaques, que havia sido a campeã do ano anterior, equipe não manteve as boas atuação na seqüência do certame e ficou na penúltima colocação da sua chave. O primeiro gol do clube em uma competição foi marcado pelo pivô Moisés. 

 

2009

 

Último ano de anonimato
O ano de 2009 foi novamente apenas de amistosos semanais contra times da própria cidade de Derrubadas. Grande novidade nessa formação foi a chegada do goleiro Paulinho, que ficou na meta do clube nesse período ainda sem competição oficiais.

 

2008

  Primeiros jogos
No final de 2008 ainda com o objetivo de vender a marca Banda Fator 5, começava ali o clube Fator 5. Na foto ao lado a primeira formação do esporte clube fator 5, que além dos quarto integrantes da banda Fator 5, ganhou o quinto integrante, o amigo e jogador Jacson. Equipe nesse período apenas realizava jogos amistosos na cidade de origem.
 

A Banda Fator 5
Tudo começou com o sonho de quatro garotos da pequena cidade localizada no noroeste do Rio Grande do Sul, chamada Derrubadas. Quando os amigos Moisés, Elieser, Wilian e Junior sonhavam a ter uma banda de rock, embora soubessem que na região o estilo não era muito aceito, mas levaram o sonho adiante, com muitas dificuldades chegaram até a gravar uma música, foi no estúdio caseiro mesmo, mas essa foi a grande conquista do então banda Fator 5.
 

 
 

Postado por Esporte Clube Fator 5: 31/10/2019

Inicial     História     Elenco Atual     Campeonatos     Jogos     Artilheiros     Wallpaper     Uniformes     Títulos     Estatuto     Contato

contador de visitas
Todos os direitos reservados
Esporte Clube Fator 5